Gondor -Significado

24-12-2010 21:16

 

Gondor é um reino fictício criado por J.R.R. Tolkien. Situa-se a sul da Terra-Média e é onde moram os homens que descendem dos numenorianos. Sua capital é Minas Tirith, onde fica a arvore branca ou Ninloth.

 

 

O reino do sul possuía três cidades principais: Minas ithil (a Torre da Lua Nascente) a leste do Anduin e Minas Anor (a Torre do Sol Poente) a oeste do Anduin.
A terceira cidade, foi a primeira capital de Gondor, chamada Osgiliath, a Fortaleza das Estrelas, a cidade construída em ambas as margens do rio Anduin. Onde, acima do rio, foi eregida uma construção magnífica que compreendia entre outras coisas uma ponte interligando ambas as margens e a sala do trono, onde os tronos de Isildur e Anárion ficavam lado a lado. Mais tarde, após a Contenda das Famílias de Gondor, a diminuição do poder de Gondor a leste do Anduin levou à queda de Minas Ithil sob o poder dos Nazgûls. Desde então esta passou a se chamar Minas Morgul (Torre da Bruxaria) e Osgiliath foi tomada e reduzida à ruínas.
Desde então a capital do reino de Gondor passou a ser a antiga cidade de Minas Anor, que passara a chamar-se Minas Tirith (Torre da Guarda).